top of page

a verdade sobre o preço e funcionamento

Quando falamos de sistemas solares fotovoltaicos, a imagem que vem a cabeça, para a maioria das pessoas, é aquela do painel solar instalado nos tetos das residências e empresas, os quais captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica.

Porém, você sabe dizer do que são feitas essas placas, como são fabricadas e qual o processo exato que resulta na geração de energia elétrica através da energia solar? Essas e várias outras informações importantes serão respondidas nesse artigo elaborado pelo instrutor técnico da Blue Sol, Ronilson di Sousa.

A Exposição do Painel Solar

Toda essa exposição acontece porque, principalmente quando instalado no telhado de uma casa na cidade, o espaço disponível no terreno costuma ser reduzido, implicando no uso do painel solar nos telhados.

O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras.

A incidência direta da radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas apresentem a melhor eficiência na conversão da radiação solar em energia elétrica, pois, quanto mais luz direta o painel fotovoltaico  recebe, mais energia elétrica será gerada.

proj1_edited.jpg

A eficiência dos módulos fotovoltaicos

As células fotovoltaicas de silício cristalizado absorvem a radiação solar em uma faixa muito estreita do espectro da radiação. Fótons com energia superior à necessária (próximos à luz ultravioleta, com frequência mais alta) concedem energia em excesso, que será transformada em calor.

Os fabricantes trabalham com técnicas de produção aprimoradas que visam diminuir as perdas individuais e coletivas das células,  para assim alcançar a máxima eficiência.

img17.jpg

A célula Fotovoltaica

Uma única célula fotovoltaica gera muito pouca potência (energia produzida). As células fotovoltaicas de silício cristalizado geram valores de tensão (voltagem) em torno de 0,5 V(meio volt), independente de sua área.

Para que seja possível utilizar a energia gerada pelas células fotovoltaicas, e para que seja possível instala-las em algum local, é necessário associar uma grande quantidade delas, e “encapsula-las” apropriadamente.

Isso é justamente o que é um módulo fotovoltaico, popularmente chamado de placa solar (lembrando que painel solar é um conjunto de placas, ou módulos).

img18_edited.jpg
img19_edited.png

O Módulo Fotovoltaico

Por definição, um módulo fotovoltaico (nome correto do que é chamado popularmente de placa solar) é um conjunto de células fotovoltaicas associadas (geralmente em série) e encapsuladas com materiais que dão robustez mecânica, permitindo a entrada de luz, auxiliando no resfriamento e permitindo a associação de vários módulos e sua fixação em uma estrutura apropriada.

  • O que vemos na imagem ao lado é um “sanduíche” das células fotovoltaicas entre uma lâmina de vidro, na parte de cima do módulo.

  • Uma lâmina de elastômero termoplástico (cuja sigla em inglês é TPE, de thermoplastic elastomer), na parte de baixo.

  • Entre o vidro, as células fotovoltaicas e o TPE, utiliza-se folhas de etileno acetato de vinila (também chamado de etil vinil acetato; em inglês: ethylene vinyl acetate; mais conhecido pela sigla EVA).

Todo o conjunto é prensado e aquecido em uma laminadora, que unifica permanentemente as lâminas, e o conjunto, quando perfeitamente laminado, fica extremamente difícil de se separar.

Ao final do processo é montada a moldura, feita de alumínio, e a caixa de conexão elétrica, que permite a interligação entre os módulos fotovoltaicos.

Resistência do painel Solar

Os módulos fotovoltaicos devem ser capazes de resistir a diversas condições, como a força dos ventos, cargas de neve, calor extremo e impacto de granizo, por isso devem ser construídos segundo a normas internacionais, que inclui os testes a que as placas solares devem ser submetidas.

img20_edited.jpg
img21_edited.png

Gostaria de fazer uma simulação para seu sistema personalizado de financiamento?

Você será redirecionado ao site do portal solar. Pode fazer sua simulação sem compromisso, para você ter uma ideia de quanto irá custar seu projeto, assim poderá falar com o gerente de seu banco preferido e negociar melhores taxas e prazos personalizados.

Você pode baixar nossa tabela com alguns exemplos de consumo X preço, mas lembre-se que os preços de cada sistema pode variar 

bastante conforme cada cliente.

Veja alguns exemplos:

tabela_precos.JPG
bottom of page